A
oficina foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foi
trabalhado os aspectos observacionais da astronomia como as estações do
ano, eclipses e fases da lua, e no segundo momento, trabalhamos
distâncias e escalas do Sistema Terra-Lua.
Na primeira parte abordamos o movimento aparente do Sol em Caxias do
Sul durante o ano e sua relação com os solstícios de verão e de
inverno e dos equinócios. Com o uso do Stellarium ilustramos o
movimento do Sol durante um ano, evidenciando os momentos de nascer e
pôr do Sol nos solstícios e equinócios.
Após
a explicação do movimento do Sol, com o uso de quatro globinhos e
uma lâmpada, simulamos o movimento da Terra ao redor do Sol no
período de um ano para explicar de modo mais visual como a
inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita do Sol
causa as estações do ano. Nesta etapa foi explicado também como
ocorrem os eclipses solares e lunares.
No
segundo momento, trabalhamos a parte matemática e prática de
distâncias e escalas do Sistema Terra-Lua. Partimos do conhecimento
prévio dos alunos e fomos construindo relações matemáticas com o
uso de bolas de basquete, tênis, handebol e vôlei.
Os
alunos conseguiram escolher qual seria a bola que representaria a
Terra e a Lua calculando o diâmetro das bolas a partir de sua
circunferência. Para a distância, fizemos uma prática na qual
chamamos alunos para colocarem quanto a Lua estaria longe da Terra
com base em seu conhecimento prévio. Logo após, fizemos o cálculo
de qual seria a distância correta entre a Terra e a Lua e, ao
reduzir para a escala que estávamos utilizando, representamos com o
uso da fita métrica.
A
primeira parte da oficina teve a duração de três períodos e a
segunda parte dois períodos. Foi realizada no dia 06 de dezembro de 2018 com os alunos das turmas 101, 102, 103 e 104. Um questionário com oito questões de
múltipla escolhas foi aplicado no começo da primeira parte da
oficina e, o mesmo questionário, foi realizado após o fim da
segunda parte. As questões compreendiam os assuntos abordados nas
duas partes da oficina.
Explicação do movimento aparente do Sol. |
Explicação do conceito de zênite e movimento aparente do Sol. |
Explicação das estações do ano. |
Explicação das fases da Lua. |
Bolsistas
de iniciação envolvidos: Clóvis Dalpian, Júlia Bristot Matos e
Júlia Giacomet Thomazoni.
Escola
atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Turmas
atendidas: 101, 102, 103 e 104.
Número
de alunos: 17.
Professora
Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa.
Professor
Orientador: José Arthur Martins.
Texto revisado por José Arthur Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário