quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Primeira Oficina de Astronomia

A oficina foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foi trabalhado os aspectos observacionais da astronomia como as estações do ano, eclipses e fases da lua, e no segundo momento, trabalhamos distâncias e escalas do Sistema Terra-Lua.
Na primeira parte abordamos o movimento aparente do Sol em Caxias do Sul durante o ano e sua relação com os solstícios de verão e de inverno e dos equinócios. Com o uso do Stellarium ilustramos o movimento do Sol durante um ano, evidenciando os momentos de nascer e pôr do Sol nos solstícios e equinócios.


Após a explicação do movimento do Sol, com o uso de quatro globinhos e uma lâmpada, simulamos o movimento da Terra ao redor do Sol no período de um ano para explicar de modo mais visual como a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita do Sol causa as estações do ano. Nesta etapa foi explicado também como ocorrem os eclipses solares e lunares.
No segundo momento, trabalhamos a parte matemática e prática de distâncias e escalas do Sistema Terra-Lua. Partimos do conhecimento prévio dos alunos e fomos construindo relações matemáticas com o uso de bolas de basquete, tênis, handebol e vôlei.
Os alunos conseguiram escolher qual seria a bola que representaria a Terra e a Lua calculando o diâmetro das bolas a partir de sua circunferência. Para a distância, fizemos uma prática na qual chamamos alunos para colocarem quanto a Lua estaria longe da Terra com base em seu conhecimento prévio. Logo após, fizemos o cálculo de qual seria a distância correta entre a Terra e a Lua e, ao reduzir para a escala que estávamos utilizando, representamos com o uso da fita métrica.
A primeira parte da oficina teve a duração de três períodos e a segunda parte dois períodos. Foi realizada no dia 06 de dezembro de 2018 com os alunos das turmas 101, 102, 103 e 104. Um questionário com oito questões de múltipla escolhas foi aplicado no começo da primeira parte da oficina e, o mesmo questionário, foi realizado após o fim da segunda parte. As questões compreendiam os assuntos abordados nas duas partes da oficina.
Explicação do movimento aparente do Sol.

Explicação do conceito de zênite e movimento aparente do Sol.


Explicação das estações do ano.

Explicação das fases da Lua.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Clóvis Dalpian, Júlia Bristot Matos e Júlia Giacomet Thomazoni.
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Turmas atendidas: 101, 102, 103 e 104.
Número de alunos: 17.
Professora Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa.
Professor Orientador: José Arthur Martins.
Texto revisado por José Arthur Martins.

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