quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Oficina de Leis de Ohm

No dia 27/11/18 nos encontramos na Escola São Caetano, sob a supervisão da professora orientadora, Silvana da Rosa, responsável por recepcionar e administrar nossa presença e de nossas atividades na escola. Estave presente também, nosso supervisor de área o Sr. José Arthur que nos acompanhou durante a execução dos laboratórios. Atendemos neste dia duas turmas de terceiro ano, dando um total de 30 alunos. 
Na parte inicial da oficina, começamos as atividades apresentando aos alunos os conceitos necessários para conhecimento das Leis de Ohm com o uso da plataforma de estudos PHET – Colorado, que é de fácil acesso, e, que possibilita a prática de forma virtual de diversas atividades na Área de Física e Química e de outras áreas do conhecimento. Neste primeiro momento do Laboratório, foram apresentados aos alunos os conceitos inicias sobre a 1ª e 2ª Lei de Ohm.
Na segunda parte da oficina, explicamos os conceitos da associação de resistores de forma que eles pudessem associar o conteúdo com atividades do seu dia a dia, como ligar as lâmpadas de casa ou da sala de aula, luzes de natal e chuveiro elétrico. Estes exemplos foram escolhidos para que a aula não fosse apenas fórmulas e conteúdo de difícil assimilação, assim eles poderiam absorver melhor o conteúdo discutido.
Para esta parte da aula foi utilizado um aplicativo da Plataforma PHET – Colorado, e um quadro elétrico para visualização tanto do Circuito Série, quanto do Circuito Paralelo. Com isso, reunimos os alunos para apresentar a eles o Gerador de Vander Graff, com intuito de ativar a curiosidade de todos. Conseguimos demonstrar as atividades de disparo de eletricidade através de pequenas descargas elétricas visíveis a olho nu e realizamos a experiência de iluminar uma lâmpada incandescente aproximando ela da abóboda do gerador, instigando eles a refletir sobre o que acontecia com a lâmpada e quais os motivos Após isso, realizamos a experiência de eletrificação do corpo, onde os cabelos foram, de certa forma, "expulsos" do corpo e explicamos os conceitos que ocasionavam este fenômeno.

Bolsistas de iniciação envolvidos: Bruna Romani Sachet e Clóvis Dalpian
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano
Turmas atendidas: 301 e 302
Número de alunos: 30
Professora Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa
Professor Orientador: José Arthur Martins
Texto revisado por: José Arthur Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário