Os
temas abordados na oficina foram assuntos que os alunos tinham
dúvidas e/ou curiosidade levantadas na oficina anterior como telescópios, difração da luz, planetas e galáxias. Para
trabalharmos esses assuntos, fizemos uma apresentação de slides
contendo imagens e poucos tópicos sobre todos os conteúdos.
Começamos
trabalhando o sistema solar, características dos planetas, asteroides, meteoros e planetas anões. Tratamos sobre o Sol e
partimos para o ciclo de vida das estrelas, buracos negros e
coloração das estrelas.
Comentamos
sobre telescópios e explicamos a difração da luz, mostrando o
disco de Newton. Após isso, realizamos uma prática onde os alunos
recebem CD’s, tesouras e durex. Eles são divididos em grupos de
quatro, tiram a parte colorida do CD e ficam com uma “rede de
difração” para cada aluno. Com isso é possível ver o espectro
da luz através do pedaço de CD e puderam levá-lo para casa.
Como cada aluno tinha um pedaço de
CD que refrata a luz, levamos lâmpadas com diferentes
elementos e fizemos eles notarem a diferença de espectros, desse
modo, fizemos conexão com a astronomia e o telescópio. Com o fim da
prática, explicamos como as galáxias são catalogadas e
diferenciadas. A oficina teve duração de
três períodos e não foi aplicado nenhum questionário.
Alunos utilizando o CD para ver a difração da luz. |
Explicação dos espectros das lâmpadas de elementos diferentes e conexão com a Astronomia e telescópios. |
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Turmas
atendidas: 101, 102, 103 e 104.
Número de alunos: 24.
Número de alunos: 24.
Professora
Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa.
Professor
Orientador: José Arthur Martins.
Texto revisado por José Arthur Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário