quarta-feira, 17 de julho de 2019

Oficina de Teoria da Relatividade

No dia 29/05/19 foi realizada uma aula expositivo-dialogada sobre a Teoria da Relatividade para as turmas 105, 201, 202 e 301 com duração de, aproximadamente, 45 min cada.
Começamos abordando aspectos históricos sobre o desenvolvimento dessa teoria, assim como, importantes trabalhos que deram suporte para a elaboração dos novos conceitos. O eclipse que corroborou para a comprovação da Teoria da Relatividade, completava 100 anos do dia da realização da aula, por esse motivo, foi exposta uma reportagem que tratava da contribuição do Brasil para essa constatação.
A Teoria da Relatividade foi exemplificada através de uma simulação, na qual enfatizamos os aspectos de contração do tempo, além do conceito da velocidade da luz constante independente do referencial. 
O Paradoxo dos Gêmeos foi explicado e sua base construída em conjunto com os alunos através de um diálogo. A ideia geral é que para alguém que viaja próximo a velocidade da luz, o tempo passa mais devagar do que para quem está em uma velocidade menor comparada à da luz. 
Através da nova concepção de tempo não absoluto, questionamos se seria possível uma viagem no tempo. Discutimos os aspectos tecnológicos que nos impedem de viajar a uma velocidade expressiva para que ocorra a dilatação do tempo, e, consequentemente, segundo hipóteses, avançar para o futuro ou voltar para o passado. Justificamos que a viagem no tempo mostrada em Vingadores: Ultimato seria impossível.
Para o fechamento da nossa aula, tratamos sobre a Teoria da Relatividade em dois personagens fictícios: Capitã Marvel e The Flash. Relacionamos a Capitã Marvel com o Paradoxo dos Gêmeos e o Flash com a viagem no tempo, e chegamos na conclusão que a Física envolvida em Capitã Marvel é mais adequada que a do Flash.
Resultado da simulação da Teoria da Relatividade.


Link para a reportagem: http://g1.globo.com/ceara/videos/v/sobral-celebra-100-anos-do-eclipse-com-comprovou-a-teoria-da-relatividade-de-einsten/7650001/


Bolsistas de iniciação envolvidos: Júlia  Bristot Matos e Júlia Giacomet Thomazoni.
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Turmas atendidas: 105, 201, 202 e 301.
Número de alunos atendidos: 90 alunos
Professora Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa.
Professor Orientador: José Arthur Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário